Anúncio provido pelo BuscaPé


sexta-feira, 22 de maio de 2009

Porque as enchentes no Nordeste não mobilizam a nação como foi com Santa Catarina?

Por que a mídia ainda não ‘provocou’ a mesma comoção feita para as vítimas das chuvas em Santa Catarina, em novembro passado, para as vítimas das enchentes no Maranhão?

Para você ter uma idéia as enchentes no Norte e Nordeste já superaram os desabrigados nas enchentes em Santa Catarina. Já são 377 mil desabrigados contra 80 mil em Santa Catarina. Entretanto o número de vítimas fatais ainda é menor: 40 contra 135.

Então o que é preciso para que as principais redes de TV (Globo, Record, Bandeirantes, entre outras), se mobilizem? Longe de voltar aquela velha discussão, de que nordestino é discriminado no resto do País, mas é no mínimo estranho que nada nesse sentido seja feito.

Ana Maria Braga, Britto Júnior, até a Igreja Universal apelaram por ajuda e donativos para as vítimas de Santa catarina. Chegaram até a visitar o estado. Mas e para o Maranhão?

Tomei a liberdade de juntar aqui alguns depoimentos que vi pela internet sobre o caso e peço a reflexão de todos:

A grande mídia dá mais uma demonstração de parcialidade diante do poder econômico, ao conferir tratamento totalmente distinto em relação ao assunto em tela. Quando o infortúnio caiu sobre o rico estado de Santa Catarina, a nação inteira foi convocada pela mídia para socorrer os catarinenses. Hebe, Ana Maria Braga, Faustão, Gugu, Sílvio, Globo, Record, SBT, Band, bancos, formaram uma corrente nacional. E agora, quando o Norte e Nordeste agonizam na tragédia, onde estão eles? Infelizmente sou forçado a concluir que até na desgraça a água só corre para o rio, conforme o dito popular. (José Evandro Franca de Carvalho , bancário, Caruaru, PE)


Alguém viu mobilização nacional para ajudar os desabrigados do Pará, do Maranhão e do Piauí, como no caso de Santa Catarina? Será que os mais pobres não podem ter a mesma atenção e cuidado que os mais ricos tiveram? Vocês aí, bem pensantes do Sudeste, me deem uma resposta. (João Alfredo Beltrão Vieira de Melo Filho, advogado e professor, Caruaru, PE)

Então por que não mobilizar o País para ajudar o Maranhão? Tudo bem, a gripe suína está nas manchetes e amplamente divulgada na mídia, mas as chuvas no Maranhão não começaram ontem. (Daniel Costa - Fortaleza - CE)

Um comentário:

  1. As pessoas precisam prestar mais atenção ao que vem acontecendo no Nordeste. Eu li uma reportagem que as doações em SC foram tantas que sobraram alimentos e estes estão apodrecendo em depósitos.

    ResponderExcluir